Nivelamento de Matematica

(ETNOMATEMÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM TEMPO INTEGRAL ATENDENDO DO 1º AO 5º ANO)

Parte integrante do Projeto Escola Vix, está página é uma ferramenta colaborativa que tem por objetivo, atendendo às necessidades de interação, inclusão digital e pedagógicas na perspectiva da excelência acadêmica, proporcionar a profissionais da educação e estudantes o acesso a recursos digitais em flash disponíveis em diversas mídias no campo da etnomatemática em sua relação com a Informática Educativa.

Criado em 17 de maio de 2018 by Professor Washington

Sistema Monetário Brasleiro

5º ano by Eliza em agosto 2021

Uso do Tux Math no LIEd/VDI (Ubuntu): Aplicativos>Educativo>Tux Math

by professor Washington em julho de 2021

Use o QRCodi para assistir no Smartphone

Clique para assistir aqui em tela cheia

CALCULANDO...

SINAIS DIVERTIDOS

NUNCA DEZ                                  MEMÓRIA MULTIPLICAÇÃO

CALCULO DIVERTIDO                                            CORRIDA MATEMÁTICA                                                     BRINCANDO MATEMÁTICA

MATERIAL DOURADO VIRTUAL

UNIDADES DEZENAS CENTENAS

NUNCA DEZ VIRTUAL                 VARAL DOS INTEIROS                        MEMÓRIA ADIÇÃO

RESTA ZERO

QUADRADO MÁGICO

SOMA

UM DIA DE COMPRAS

ROLETA MATEMÁTICA

RESTA ZERO

DEZENA E UNIDADE

UNIDADES DEZENAS CENTENAS

MATERIAL DOURADO NUNCA DEZ

FRAÇÕES EQUIVALENTES

"A Etnomatemática não trata de um método de ensino nem de uma nova ciência, mas de uma proposta educacional que estimula o desenvolvimento da criatividade, conduzindo a novas formas de relações interculturais. Isso se confirma neste argumento: “é um programa que visa explicar os processos de geração, organização e transmissão de conhecimentos em diversos sistemas culturais e as forças interativas que agem nos e entre os três processos”. (D’AMBRÓSIO, 2001).

Ao ensinar Matemática devemos assumimos a postura de um orientador da aprendizagem, pois apesar de sabermos que as crianças já trazem para a escola uma bagagem matemática fruto das experiências vivenciadas em sua cultura (etnomatemática), é necessáriio que se considere que conhecimentos trazidos pelas crianças com relação a jogos, brincadeiras tec, deve favorecer o desenvolvimento de umaeducação matemática crítica, proporcionando aos estudantes desenvolver e usar a matemática em sua prática social. É por isso que a Matemática deve ser levada para a sala de aula (Laboratório de Informática) para que o estudante seja estimulado a pensar matematicamente, [...] para que o estudante possa expressar as suas experiências matemáticas. A etnomatemática é uma teoria que busca valorizar elementos e conhecimentos de uma cultura. [...] Quando uma criança joga bola de gude, por exemplo, utiliza uma etnomatemática para desenvolver a melhor estratégia de jogada: pensando no ajuste da bola ao alvo, na distância necessária para efetivar a jogada com êxito etc. É na solução de uma situação que se usa a etnomatemática adequada. É  preciso reconhecer esse modo de fazer Matemática no contexto cultural e a partir daí desenvolver as regras e a estruturação deste conhecimento de acordo com o ambiente em que se está, no caso o Laboratório de Informatica.

Projeto EscolaVix - Professor de Informática Educativa Washington - Vitória/ES maio 2018

Criado em 17 de maio de 2018 by Professor Washington

A lista de etiquetas está vazia.